domingo, 26 de setembro de 2010

O SURGIMENTO DO CAPITALISMO E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DAS REGIÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO

A Revolução Industrial modifica completamente a Geografia particularmente da Inglaterra , país que desencadeou todo esse processo. Pouco a pouco, a revolução Industrial ganha o continente europeu atingindo principalmente a França, a Holanda e a Bélgica.
Mas não é só a Geografia desses países que vai ser modificada. As repercussões da Revolução Industrial sobre os destinos dos diversos povos e regiões do mundo serão profundas.
Em primeiro lugar porque com o sistema fabril (a maquinofatura) aumenta enormemente a demanda de matérias-primas e estas vão ser buscadas nos mais diferentes recantos do mundo.

As repercussões da Revolução Industrial sobre os destinos dos diversos povos regiões do mundo serão profundas. O século XIX verá a Inglaterra tornar-se a “oficina do mundo” subordinado as diferentes regiões do mundo.

Em segundo lugar, porque com a expulsão dos trabalhadores do campo, e a ida deles às cidades, a agricultura dos paises que se industrializam começa a se dedicar, principalmente, ao cultivo de matérias-primas para as fábricas. Como os salários eram baixos e o nível de vida do proletário urbano era miserável, pouco empresários agrícolas se preocupavam em abastecer as cidades de alimentos.
Articulando com esses dois aspectos acima apontados, temos um terceiro que foi a aplicação da máquina a vapor, vão permitir interligar as diversas regiões no interior de cada país e integrar as mais longínquas regiões do mundo.
A América, principalmente colonizada por portugueses e espanhóis, viu o surgimento de uma série de países independentes.
A independência não foi acompanhada da abolição da escravatura, de uma reforma agrária, assim como não houve mudança nos objetivos da produção. Na verdade, esses paises se transformaram de colônias em semicolônias eu, como dizem os historiadores, tratá-se do neoliberalismo.

A Inglaterra estimulando o liberalismo, influenciou as lutas de libertação das colônias em relação às suas metrópoles. Porém estes novos países não levaram o processo de independência para o plano social e econômico.

A partir do século XIX, as regiões temperadas no Novo Mundo serão transformadas com a implantação da agricultura mercantil de exploração.
 
 
Postado por: Luís Gustavo Ferreira Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário